Advogado de Pensão por Morte em Belo Horizonte

Advogado de Pensão por Morte Explica Tudo o que Você Precisa Saber Sobre este Benefício Previdenciário

Saiba Quem Tem Direito à Pensão Por Morte

A Pensão Por Morte visa amparar todos os dependentes de pessoa falecida que era contribuinte do INSS.

A pensão por morte é devida aos dependentes de primeira classe: cônjuge ou companheiro (união estável); filho não emancipado e menor de 21 anos; filho de qualquer idade que tenha grave deficiência.

Os dependentes de segunda classe, pais, podem receber pensão por morte do filho desde que comprovem a dependência econômica.

Por fim, os dependentes de terceira classe, irmãos não emancipados e menores de 21 anos, podem receber desde que comprovem a dependência econômica relação ao finado. 

Até Qual Idade o Filho Tem Direito ao Benefício da Pensão Por Morte?

A pensão por morte para filhos é devida até os 21 anos de idade, data a partir da qual será encerrada de maneira automática.

No caso da pensão alimentícia pago pelos pais aos filhos, relativa à Direito de Família, a pensão é devida até os 24 anos se o filho for estudante. Contudo, tal regra NÃO se aplica à pensão por morte, sendo que neste caso o benefício cessará automaticamente aos 21 anos do filho, quer este esteja estudando, quer não esteja. 

Todavia, no caso do filho com deficiência física ou mental, a pensão por morte durará enquanto durar a deficiência, sendo usualmente por toda a vida.

Durante Quanto Tempo o Cônjuge ou Companheiro Poderá Receber a Pensão por Morte?

Infelizmente, se a esposa/esposa ou companheiro/ companheiro tinha menos de 2 anos de casamento ou união estável ou o segurado tinha menos de 18 meses de contribuição haverá direito a apenas 4 meses de pensão por morte.   

Porém, se se a esposa/esposa ou companheiro/ companheiro tinha menos de 2 anos de casamento ou união estável tinha mais de 2 anos de união estável ou casamento e o segurado falecido mais de 18 meses de contribuição ao INSS a duração do benefício dependerá da idade na hora do óbito da esposa/esposa ou companheiro/companheiro.  

Menos de 22 anos: 3 anos 
Entre 22 e 27 anos: 6 anos 
Entre 28 e 30 anos: 10 anos 
Entre 31 e 41 anos: 15 anos 
Entre 42 e 44 anos: 20 anos 
45 anos ou mais: benefício vitalício 

Tendo o cônjuge ou companheiro deficiência ou invalidez a pensão por morte será devida enquanto  perdurar a deficiência ou invalidez.

Endereço do Escritório em Belo Horizonte

Nosso escritório está localizado no Centro de Belo Horizonte, na Av. Augusto de Lima 479, Sala 1114 – Edifício Tech Tower. Para sua maior comodidade o prédio conta com estacionamento próprio e está localizado perto do Shopping Cidade.   

Contato de Telefone ou Whatsapp (31) 994605075

ATENDIMENTO COM HORA MARCADA

advogado de pensão por morte em belo horizonte

Leia o artigo sobre outros direitos previdenciários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir o WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?